VIROC

Centro de Interpretação da Via Sepulcral Romana

A Via Sepulcral Romana de Barcelona foi encontrada fortuitamente durante as obras nos anos 50 do século XX numa área destruída pelos bombardeamentos da Guerra Civil Espanhola. Esta descoberta arqueológica compreende a necrópole e um traçado da antiga via sepulcral do século I e III que dava acesso a Barcino, nome dado a Barcelona.

Junto à zona arqueológica está o Centro de Interpretação que alberga os objetos descobertos nas escavações e onde se explica a organização do território de Barcino e se documenta os rituais fúnebres romanos.

No interior do Centro de Interpretação da Via Sepulcral Romana de Barcelona, da autoria dos arquitetos Sergi Ventosa e Adelina Casanova, do atelier de arquitetura Udeu, a sequência dos painéis de Viroc Negro bruto dispostos em triangulações confere dinamismo ao espaço, ao mesmo tempo que evoca a ideia dos cortes num terreno de escavação arqueológica. A estética industrial do Viroc, onde foram impressos digitalmente os conteúdos informativos, traz austeridade ao espaço.

Ficha Técnica
Produto: Viroc Preto
Aplicação: Revestimento de paredes e suportes expositivos
Arquitetura: Sergi Ventosa e Adelina Casanova
Fotografia: Julio Ungidos
Localização: Espanha

 

Para mais informações:
www.museuhistoria.bcn.cat/ca/node/8
www.udeu.net
www.julioungidos.com