VIROC

Shelf House, Mutant, Portugal

Shelf House é um projeto da responsabilidade do Arquiteto Daniel Capela Duarte, do atelier português Mutant – Architecture & Design.

O projeto consiste na “mutação” de uma habitação unifamiliar dos anos 60. Os proprietários propuseram uma intervenção de raiz, com o intuito de adaptar a pré-existência, a um novo programa funcional e a uma nova imagem, caracteristicamente contemporâneos. A imagem de uma estante foi o ponto de partida para o desenvolvimento conceptual da solução. A fachada do edifício, é desenhada por um contorno branco que percorre a fachada, transmitindo a ideia de uma prateleira e servindo de base aos volumes que organizam o alçado e representam os livros.

Os volumes negros (Viroc Negro) caracterizam as zonas intimistas da casa,designadamente os quartos, em contraponto com os volumes revestidos a madeira, que representam as zonas sociais da habitação, designadamente a entrada principal e a sala. Segundo o Arquitecto Daniel Capela Duarte os motivos que o levaram a escolher o Viroc para este projeto deveram-se “à versatilidade e estética do produto que possui a espessura ideal para compatibilizar com fachada em sistema de “capoto”, para além de que o Viroc responde à cor pretendida, evitando a necessidade de pinturas”.

 

Ficha Técnica:

Produto: Viroc Negro
Aplicação: Fachadas e Paredes
Arquitetura: Daniel Capela Duarte, Atelier Mutant – Architecture & Design
Fotografia: Daniel Capela Duarte
Localização: Portugal