You are currently viewing QUAKE – CENTRO DO TERRAMOTO DE LISBOA

QUAKE – CENTRO DO TERRAMOTO DE LISBOA

O “Quake Museum” tem na sua origem o reconhecimento e estudo aprofundado de um importante acontecimento na história de Portugal – O terramoto de 1755 -, mais concretamente na cidade de Lisboa, mas que também mudou de modo inequívoco e decisivo, a história da Europa e do Mundo a partir do sec. XVIII. 

O principal desafio temático deste museu foi a comunicação deste acontecimento específico e de todo o contexto histórico e científico com ele relacionado, de uma forma inovadora, com recurso a soluções técnicas contemporâneas (tecnologia 4D imersiva) que atraíssem todos os tipos de visitantes. Por outro lado, o grande desafio arquitetônico deste edifício foi o de conseguir as melhores condições para o desenvolvimento do programa expositivo, tendo sempre presente as necessidades do fluxo e interação do publico nas diferentes áreas do museu, e a articulação com a complexidade técnica inerente ao programa. 

Complementarmente pretendeu-se que o edifício fosse mais uma referência arquitetônica nesta zona da cidade, sem querer, no entanto, que ganhasse um protagonismo excessivo, de modo a não se sobrepor ao próprio conteúdo da própria exposição.

Especificações Técnicas

Produto: Valchromat

Aplicação: Tetos, Paredes Divisórias, Mobiliário, Decoração de Interiores e Painéis Acústicos

Arquitetura: Arq. Marcus Cerdeira

Fotografia: Francisco Nogueira

Local: Portugal

Compartilhe 🙂